quarta-feira, julho 26, 2006

Belver sobre o rio Tejo






Belver é uma simpática freguesia do concelho de Gavião e fica situada numa das margens que ladeiam o rio Tejo. Um pouco mais a norte de Abrantes e de Mação. Ao chegarmos a este local é impossível não ficarmos rendidos à figura do seu Castelo, ali imponente, sobre as águas do rio Tejo. É aqui que temos uma óptima panorâmica sobre o casario e as serras circundantes, infelizmente com as encostas ardidas de incêndios passados. O rio, esse, serpenteia lá em baixo. Até a velha ponte completa o quadro. Mesmo em frente a Belver, mas já na outra margem, aproveitamos para descansar na praia fluvial do Alamal com um fantástico percurso pedestre todo em madeira que segue o leito do rio e que convida a um passeio ao longo da sua margem até à velha ponte. Este é um local que descobri recentemente e que recomendo vivamente uma visita. É só seguirem na A23 e sair onde diz “Belver”. Simples.

terça-feira, julho 18, 2006

Monsanto - "Aldeia mais Portuguesa de Portugal"






Monsanto pertence ao concelho de Idanha-a-Nova e está situada na encosta de uma elevação escarpada cujo ponto mais elevado atinge 758 metros. Este é um local muito antigo e com registo de presença humana desde o Paleolítico.
Monsanto é o resultado de uma fusão harmoniosa da natureza com o homem. Algumas grutas e penedos transformaram-se em peças de construção. Penedos estes que estão de tal modo ligados às habitações, que tanto lhes servem de chão, como de paredes ou tectos.
Aconselho pois uma visita a pé por esta aldeia, subir as suas ruas estreitas e sinuosas até ao topo e desfrutar da vista para qualquer um dos pontos cardeais. O fim de tarde em Monsanto é sem dúvida inesquecível. E que dizer de uma lanchezinho com chouriço e vinho?
A Monsanto tem vindo a acontecer o mesmo que ao restante interior do país: um processo de despovoamento e desertificação que se acentuou na década de sessenta, mantendo-se até aos nossos dias. Assim, Monsanto possui hoje uma população bastante envelhecida, de cerca de duas centenas de pessoas e a actividade comercial existente, por causa do turismo, traduz-se em restaurantes, pequenas lojas de artesanato e lojas de comércio.




sábado, julho 15, 2006

Coisas que me fazem pensar...

1. Por que é que a laranja se chama laranja e o limão não se chama amarelo?

2. Por que é que lojas abertas 24 horas possuem fechadura?

3. Por que é que quem trabalha no mar se chama marujo e quem trabalha no ar não se chama Araújo?

4. Por que é que "separado" se escreve tudo junto e "tudo junto" se escreve separado?

5. Por que é que os kamikazes usavam capacete?

6. Por que é que se usa uma agulha esterilizada para dar a injecção letal a um condenado à morte?

8. Para que serve o bolso dos pijamas?

9. Por que é que os aviões não são fabricados com o mesmo material usado nas caixas negras indestrutíveis?

10. ADÃO E EVA TINHAM UMBIGO ???????

11. Por que é que o Pato Donald depois do banho sai com uma toalha enrolada à cintura, se ele não usa calças nos desenhos?

12. Se o super homem é tão inteligente, por que é que usa as cuecas por fora das calças?

13. O Pluto e o Pateta são os dois cães, não são? Por que é que o Pateta fala e o Pluto não?

14. Por que é que existem pessoas que acordam os outros para perguntar se estavam a dormir?

15. Por que é que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo?

16. Por que é que os filmes de batalhas espaciais têm explosões tãobarulhentas se o som não se propaga no vácuo?

17. Por que é que no filme "Dança com Lobos" só aparece um único lobo durante toda a história?

18. Se o vinho é líquido, como pode ser seco?

19. Como se escreve zero em numeração romana?

20. Por que é que as pessoas apertam o comando da televisão com mais força,quando a pilha está fraca?

21. O instituto que emite os certificados de qualidade têm qualidade certificada por quem?

22. Por que é que quando se pára no sinal vermelho, há sempre alguém no carro do lado com o dedo no nariz?

23. Se depois do banho estamos limpos, por que é que lavamos a toalha?

24. Como foi que a placa "É Proibido Pisar A Relva" foi colocada lá?

E por último, mas não menos importante...

25. SE AS MULHERES SÃO TODOS IGUAIS, POR QUE É QUE NÓS OS HOMENS ESCOLHEMOS TANTO?!?

terça-feira, julho 11, 2006

Aniversário da Maria e da Vanessa






Este mês de Julho foram os anos da Maria e da vanessa (fazem ambas anos no mesmo dia) e para comemorar o acontecimento fomos atá ao Bairro Alto comer um Fondue. A noite esteve animada e acho que nunca jantei até tão tarde eheheheh. Espero por mais encontros destes, seja com aniversários ou não! Beijos e as maiores felicidades às aniversariantes. Vanessa, o teu novo look fica-te bem! ;-)





quinta-feira, julho 06, 2006

Festa com azia




E o dia de ontem que até estava a correr tão bem.... melhor não falar do jogo Portugal-França. Mas deixo aqui algumas fotos de algumas pessoas do meu grupinho antes daquele penalti... quando o sonho ainda não se tinha tornado em pesadelo.

domingo, julho 02, 2006

Idanha-a-Velha, um passeio







Idanha-a-Velha, situada no concelho de Idanha-a-Nova (a norte de Castelo Branco) foi há muitos anos atrás uma importante cidade romana e é uma das povoações mais antigas de Portugal. Com um vasto património de grande valor arquológico, Idanha-a-Velha merece sem dúvida uma visita. Lá encontramos vestígios de diversos periodos históricos: desde a pré-história, passando pelos Celtas, Romanos, Árabes e Idade Média portuguesa.
Por aqui existem inúmeros pontos de interesse para ver dos quais destacamos a Sé Catedral, construída sobre um Templo Paleocristão e depois construída a primeira Catedral Visigótica edificada na Península Ibérica.
Não há nada como percorrer todas as ruelas deste povoado e descobrir um pouco da nossa história, outros tempos. Sentados, junto ao pelourinho, podemos observar ao longe a bela aldeia de Monsanto...