terça-feira, agosto 18, 2009

A Batalha de La Coruña - 1
















Num Domingo de visita à cidade de La Coruna, por coincidência, estavam a fazer uma recriação da Batalha de La Coruna. Esta Batalha aconteceu no ano de 1809, aquando das invasões Napoleónicas e opôs o exército invasor Francês liderados pelo Comandante Nicolas Soult contra o exército Inglês liderados pelo Comandante John Moore. O exército inglês encontrava-se em retirada por terras espanholas, depois da derrota de Espanha e dos exércitos aliados face aos invasores franceses. Como consequência desta batalha, o exército francês foi derrotado, no entanto, o Comandante ingês Moore foi ferido mortalmente em combate. No total, perderam a vida 800 soldados ingleses e 1500 soldados franceses.

A Batalha de La Coruña - 2







quinta-feira, agosto 13, 2009

Domingo em La Coruña - 1
















De Santiago de Compostela a La Coruña são 65km de Auto-estrada. Não há pois desculpa para não dar um saltinho a esta linda cidade Galega (a segunda maior cidade da Galiza. A primeira é Vigo).

O nome desta cidade deriva da antiga construção “Columna” ou Torre de Hércules e que ainda existe, sendo convertida em Farol no ano de 1791.

Já no passado ano de 2004 tinha visitado esta cidade e fiquei encantado, tal como agora. Descansar nas praias de Riazor e Orzan e, admirar o farol, passear pela Plaza Mayo com o magnífico adifício da Câmara Municipal. Percorrer o passeio marítimo que circula quase toda a cidade a fazer lembrar o passeio marítimo de San Sebastian. O Porto de recreio, os seus jardins, as marquises dos edifícios todas em branco (chamadas de Gallerías).

Foi uma manhã\tarde muito bem passada e em óptima companhia (Marta, nao queres lá ir buscar o vestido da montra?). Durante a manhã, ainda assistimos a uma recriação ao vivo da Batalha que opôs os Ingleses e os Franceses durante as Guerras Napoleónicas nesta zona e da qual falarei no meu próximo post.

Domingo em La Coruña - 2
















Domingo em La Coruña - 3




domingo, agosto 09, 2009

Sábado em Santiago de Compostela - 1
















Aproveitei o concerto de Bruce Springsteen em Santiago de Compostela para fazer um pouco de turismo pela Galiza, nomeadamente esta cidade e La Coruña. Convidei a minha amiga marta para um fim-de-semana no norte de Espanha e lá fomos nós.

Irei agora falar de Santiago, famosa cidade de peregrinação. Diz-se que é aqui que está enterrado Santiago, um dos apóstolos de Cristo. Santiago de Compostela é também a capital da Província espanhola da Galiza.

O clima este fds esteve bastante nublado e choveu um pouco (felizmente que no dia do concerto não) mas a temperatura manteve-se amena, a convidar para passear pelas ruelas da cidade. Infelizmente para fotografia o céu não era o melhor – sempre tapado e branco de nuvens.

Quando nos aproximamos da cidade, o que salta logo à vista são as 2 torres da Catedral e que fica situada mesmo no centro da cidade. A Catedral de Santiago de Compostela foi construída entre os anos de 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã, em plena época de Cruzadas.

Por estes dias encontrava-se instalada uma mini-feira popular numa pequena colina no centro da cidade. Aproveitá-mos para andar na roda gigante, em que esta por vezes atingia velocidades beeem altas. Mas não teve problema: em caso de má-disposição bastava fixar um ponto no horizonte, não é Marta? ehehe!

Sábado em Santiago de Compostela - 2
















Sábado em Santiago de Compostela - 3
















Sábado em Santiago de Compostela - 4
















Sábado em Santiago de Compostela - 5







quarta-feira, agosto 05, 2009

Encontro BrucePT em Santiago Compostela
















Algumas fotos do encontro de alguns amigos(as) da BrucePT em Santiago no dia anterior ao concerto. Infelizmente não deu para estar com todos os que se deslocaram ao concerto. A confusão para entrar no recinto e depois para sair foi demais! De qualquer forma deixo aqui um "OLÁ E ATÉ À PRÓXIMA" a todos voçês! Vemo-nos num próximo encontro (e concerto, pois claro!).