quarta-feira, outubro 17, 2012

Étretat - Normandia


Étretat é outra cidade costeira do norte da Normandia. É uma cidade pitoresca bastante turística por ser
rodeada de escarpas e com 3 arcos naturais que caem sobre o mar.

Aqui a gastronomia também é excelente, onde pude provar os deliciosos mexilhões com batatas fritas.











terça-feira, outubro 16, 2012

Utah Beach - Normandia


A praia de Utah Beach na Normandia foi outra das praias que ficaram para a histórica com o desembarque aliado. Ao contrário da praia de Omaha, onde houve muitas baixas do lado dos aliados, em Utah a resistência foi menor e ao fim do dia a praia foi tomada na sua totalidade.

Actualmente na principal entrada da praia além dos memoriais podemos visitar o museu "La Madeleine" e um café em frente com muita memorabilia.







Importante é também passear ao longo da areia molhada e tentar imaginar os acontecimentos vividos aqui em Junho de 1944.


quarta-feira, outubro 03, 2012

Pointe du Hoc, Normandia - França







Pointe du Hoc é uma pequena falésia / promontório que dista cerca de 6km para oeste da famosa Omaha Beach e tem uma altura de sensivelmente 30 metros e foi um dos principais objectivos a serem tomados inicialmente pelos aliados durante o desembarque da Normadia.

Aqui supostamente estariam concentradas várias baterias anti-aéreas e navais dos alemães e era preciso neutralizá-las o mais rapidamente possível antes que o grosso das embarcações surgissem no horizonte.
O problema residia na sua altura (por ser um promontório) e da sua dificuldade em ser tomado com um assalto frontal. Mesmo assim após muita escaramuça e bastantes baixas do lado dos aliados durante o assalto, este ponto foi conquistado mas constatou-se que grande parte das baterías tinham sido deslocadas para outras áreas da costa.

Actualmente o local encontra-se aberto ao público (sendo solo americano, oferecido pelos franceses) e podem-se ainda ver várias casamatas, túneis e muitas crateras criadas pelos obuses disparados dos navios de guerra com a finalidade de neutralizar as supostas baterias militares.