quarta-feira, agosto 29, 2012

Longues-sur-mer (Normandia) - França


Esta zona costeira da Normandia perto de Longues-sur-Mer tem uma bateria anti-naval alemã ainda preservada (com canhoes e tudo).
Esta bateria fazia parte da famosa "Muralha do Atlântico" - um conjunto de fortificações ao longo de parte da costa Normanda com o intuito de proteger toda essa zona de uma possível invasão aliada.

Na noite de 6 de Junho de 1944 (horas antes do famoso desembarque) esta bateria assim como outras zonas sofreram violentos bombardeamentos por parte de alguns navios aliados. Apesar disso esta manteve-se activa e ainda chegou a disparar várias salvas sobre a frota de navios que se aproximava da costa. No entanto ao fim do dia 6 esta bateria (assim como outras) foi capturada pelas tropas britânicas e o desembarque de tropas prosseguiu de forma mais segura.

Actualmente esta zona encontra-se aberta ao público e vale a pena dar uma passeio por aqui. Na estrada que dá para Longues-sur-Mer encontram-se também vários museus com peças de artilharia em exposição. Vários tanques retirados do mar já muito depois da invasão e agora aqui "recuperados" para serem vistos.

Quem é entusiasta\estudioso da segunda guerra mundial e do desembarque tem OBRIGATORIAMENTE de vir conhecer toda esta zona da Normandia. Não se vão arrepender.











quarta-feira, agosto 22, 2012

Arromanches-les-Bains (Normandia) - França










A praia de Arromanches é uma praia com um grande significado histórico: foi aqui que se deu parte do desembarque aliado da Normandia em Julho de 1944 e foi escolhida pelos aliados para receber um dos dois portos artificiais "Mullberry", que foram utilizados para desembarque de tropas e equipamentos.
Ainda nos dias de hoje é possível ver algumas das grandes massas de betão armado que fizeram parte
deste porto artificial e barreiras protectoras das ondas. É impossível não sentirmos o peso da história
ao olharmos para estas massas escuras no horizonte e algumas ainda enterradas na praia.
Estive aqui a fotografar e a passear pelo extenso areal durante um nascer do sol e um por do sol com a praia praticamente deserta, apenas alguns pescadores com os seus pequenos botes de pesca.
Actualmente esta zona é uma zona de veraneio onde se vêem algumas moradias ainda com o traço do começo do seculo XX e um museu do desembarque mesmo frente à praia. A visitar!


terça-feira, agosto 21, 2012

Saint-Malo (Bretanha) - França













Saint-Malo é uma das cidades mais bonitas que já pude visitar. Neste caso só estive propriamente na
zona velha do porto e que é toda ela rodeada por muralhas. Esta zona no seu interior é quase composta por restaurantes, esplanadas, pequenos hoteis, gelatarias e afins mas tudo com uma "cool vibe".
Por sorte, nestes dias em que percorri o norte da frança, o clima esteve sempre muito bom e com calor. Para finais de Outubro era de estranhar.. e de aproveitar!
Todo o areal à volta de Sainta-Malo estava composto por muitos banhistas que aproveitavam estes dias para banhos de sol e mar.
Saint-Malo vale uma visita sem sombra de dúvida (se forem ao Mont Saint Michel vale bem a pena virem também aqui).

sexta-feira, agosto 03, 2012

Dinard - Normandia (França)


Dinard é uma cidade costeira bastante bonita da costa da Normandia. É um destino de férias bastante popular no norte da França e onde se realiza o famoso "Festival of Brittish Cinema" em Outubro. As praias da cidade e à volta dela são grandes e bastante tranquilas. As ruas são pitorescas
e com uma grande variedade de bares, restaurantes e esplanadas. Não pude também deixar
de reparar na quantidade de "palacetes" e moradias privadas nas colinas junto à costa com uma arquitectura romanesca.
Devido à característica irregular do terreno, mesmo em frente a Dinard, situa-se a famosa cidade de Saint-Malo.