terça-feira, julho 18, 2006

Monsanto - "Aldeia mais Portuguesa de Portugal"






Monsanto pertence ao concelho de Idanha-a-Nova e está situada na encosta de uma elevação escarpada cujo ponto mais elevado atinge 758 metros. Este é um local muito antigo e com registo de presença humana desde o Paleolítico.
Monsanto é o resultado de uma fusão harmoniosa da natureza com o homem. Algumas grutas e penedos transformaram-se em peças de construção. Penedos estes que estão de tal modo ligados às habitações, que tanto lhes servem de chão, como de paredes ou tectos.
Aconselho pois uma visita a pé por esta aldeia, subir as suas ruas estreitas e sinuosas até ao topo e desfrutar da vista para qualquer um dos pontos cardeais. O fim de tarde em Monsanto é sem dúvida inesquecível. E que dizer de uma lanchezinho com chouriço e vinho?
A Monsanto tem vindo a acontecer o mesmo que ao restante interior do país: um processo de despovoamento e desertificação que se acentuou na década de sessenta, mantendo-se até aos nossos dias. Assim, Monsanto possui hoje uma população bastante envelhecida, de cerca de duas centenas de pessoas e a actividade comercial existente, por causa do turismo, traduz-se em restaurantes, pequenas lojas de artesanato e lojas de comércio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

Tabémdêxa disse...

Caro Amigo
Faço parte de uma banda de música tradicional portuguesa.
Procuro um texto de um canção que julgo ser dessa região, que se chama "Eras tão linda"

Parte do Texto;
"E a rua de St. António, eras tão linda mas já te não quero, tem cravos pelas paredes"

Gostaria ( se possível ) que me enviassem este texto via mail,
para este endereço:
gaspar.musico@netvisão.pt
O meu obrigado e cumprimentos.

Armindo Gaspar Gutmann

http://tabemdexa.blogspot.com/