terça-feira, outubro 17, 2006

Florença, La Bella






Florença (capital da Toscania) é a cidade da Renascença, da arte italiana e da família Médici no séc XV. Naquela época, a nobreza de Florença investiu bastante nas artes e actualmente esta cidade é reconhecida como sendo o berço do Renascimento. Alguns dos seus cidadãos ilustres foram Michelangelo, Dante e Maquiavel.
Basta começar a passear pelo centro histórico para sentir a alma desta cidade. Apesar de muito turística, Florença mantém as suas casas e praças antigas. A Piazza del Duomo é um dos pontos de referência da cidade. Nesta praça está a belíssima Catedral de Santa Maria del Fiori. A igreja é impressionante com uma fachada toda em mármore verde com diversos desenhos geométricos. A sua construção durou 150 anos. Em frente à Catedral situa-se o Batistério di San Giovanni, onde Dante Allighieri, autor de “A Divina Comédia”, foi batizado. É a construção mais antiga da cidade: data dos séculos V e IX.
A alguns minutos dali, mais uma piazza (praça), um tanto famosa: a Piazza della Signora. É lá que fica o Palácio Vecchio, onde moravam os Médici no séc VI. Actualmente este palácio é a sede do governo de Florença e também um museu. As esculturas renascentistas expostas na rua embelezam ainda mais a praça.
Em direção ao Rio Arno passa-se por uma rua cheia de estátuas de personalidades que viveram em Florença e marcaram a cidade de alguma forma: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante, Maquiavel, Galileu. O peso que a cidade já teve...
A Ponte Vecchio é um dos postais desta cidade. É cheia de lojinhas coloridas com uma bela vista sobre as margens do rio Arno.
Ao anoitecer assistimos ao vai vem constante das pequenas motoretas enquanto os restaurantes começam a encher de turistas. É assim Florença.

Sem comentários: