domingo, maio 11, 2008

Évora - 1






Évora, cidade cheia de história e património mundial da Unesco. Era uma cidade já habitada no tempo dos romanos e nessa altura chamava-se Liberalitas Julia. Existem vários vestígios desta época, destacando-se o famoso Templo de Diana. Embora tenha este nome, sabe-se que a associação com a deusa romana da caça originou-se de uma lenda criada no século XVII. Este templo foi provavelmente construído em homenagem ao imperador romano Augusto.
Nesta cidade, é sempre agradável passear pelas pequenas ruelas e recantos escondidos que encontramos em cada esquina. Entrar pelas portas de Sto. Antão, uma paragem obrigatória na praça do Giraldo, subir a Rua 5 de Outubro até à Sé Velha, marcada pela transição do estilo românico para o gótico e construída entre 1186 e 1250. Descer até à Universidade e depois seguir até à fonte da Porta da Moura.

1 comentário:

Anónimo disse...

Até então, achei Évora uma das cidades mais encantadoras de Portugal. Vale o passeio, mesmo! Principalmente se encerrá-lo com a carne de porco alentejana que foi de babaaaar! Adorei. Beijos :)