terça-feira, julho 08, 2008

Hamburgo - 1






Hamburgo, com o maior porto marítimo da Alemanha (e um dos maiores da Europa)e a segunda maior cidade da Alemanha (depois de Berlim) é uma cidade que vale a pena visitar. Estive lá no passado mês de Junho para ver o concerto de Springsteen e conhecer a cidade.


Por coincidência cheguei no dia do jogo Portugal – Alemanha a contar para o Europeu 08. A atmosfera estava fantástica, muitas bandeiras alemãs nas casas e pessoas na rua com a camisola da selecção. Portugueses, muitos! A par dos Turcos, os Portugueses são a maior comunidade de imigrantes na cidade.


Cheguei ao fim da tarde, vindo de Berlim, no comboio TGV, e fui jantar com o meu amigo Nuno Ferreira ao bairro composto por restaurantes portugueses - Das portugiesische Viertel – jantar e ver o jogo da bola. No final, os alemães fizeram a festa e a nós só nos restou entrar também na onda e beber umas Super Bocks importadas lol.


Na zona sul da cidade fica o porto, e mesmo em frente a SPEICHERSTADT, - cidade dos armazéns. E é isso mesmo que podemos ver nesta parte da cidade. Imensos armazéns ao longo de vários canais. Com o tempo muitos armazéns foram deixando de ser utilizados e a cidade foi ficando degradada. Actualmente ainda é armazenado café, chá e existe uma espécie de loja-armazém de tapetes do oriente. Além disso a parte renovada abriga salões de exposições e museus, uma nova parte está ser construída e restaurada, servindo no futuro como apartamentos, escritórios, cafés, etc.


Demos uma volta no autocarro “sightseeing” para ficar a conhecer por alto as principais zonas de Hamburgo.. o lago – Binnenalster - que banha uma parte da cidade, a zona das moradias luxuosas e de grandes empresas, a câmara municipal, o Chilehaus, o parque central, a catedral de Saint Michael - St. Michaeliskirche, a estação central de comboios, o submarino russo da época da guerra fria e que agora foi convertido em museu, e muitos outros locais.


O passeio de barco tambémé uma boa escolha.... e no porto, qual não foi o nosso espanto, de vermos barcos iguaizinhos aos nosso cacilheiros que cruzam o Tejo (foram construidos nos estaleiros de Hamburgo na década de 60).


Por coincidência neste fim e semana aconteceu o “Hamburg Harley days”, um enorme festival da Herley Davidson, com muuuitas motas, gente motoqueira, barraquinhas de comes e bebes, merchandising e concertos.


Depois ainda fomos ver o jogo da Turquia com a Croácia ao Fan Zone, mesmo ao lado do festival da Harley. Muitos turcos a ver o jogo... entretanto começou a cair uma chuvada que nos obrigou a correr para o hotel de taxi e acabarmos de ver o jogo na companhia de uma garrafinha de vinho tinto e de uma pizza e um bife fora de horas! J

1 comentário:

Luísa Nogueira disse...

Olá, Amigo!
Lindas fotos!
Abraços,
Lu.