sexta-feira, abril 17, 2009

22 anos de Chernobyl


É já na próxima semana que faz 22 anos o acidente na central nuclear de Chernobyl, na antiga União Soviética (e hoje, Ucrânia).Confesso que sempre tive uma curiosidade/impulso/fascínio de saber o mais possível sobre o tema e a zona.

Até tenho mesmo vontade de lá ir visitar "The Zone", calcorrear as ruas da cidade fantasma de Pripyat,conhecer a central onde tudo aconteceu, etc. Isto já é possível de se fazer a partir de Kiev: existem empresas de turismo que fazem este serviço de umou dois dias.

Actualmente os outros reactores da central (1,2 e 3) encontram-se desligados/desactivados. O único pessoal técnico que lá se encontra são cientistasque estudam a biodiversidade do local, etc e técnicos de manutênção dos edifícios e do sarcófago (contruído à pressa logo após o acidente e que serve para conter parte da radiaçãoque ainda é libertada do núcleo do reactor).

Este sarcófago, que cobre a totalidade do que resta da parte do edifício que abrigao reactor 4 acidentado, encontra-se já em muito mau estado e prevê-se nos próximos anos a construção de um maior que cobrirá todoeste edifício...

Deixo-vos entretanto com estes links que acho bastante interessantes sobre o tema, a zona, o aconteceu imediatamente a seguirao acidente, a evacuação da cidade de Pripyat e aldeias vizinhas, assim como "passeios turísticos" à região. Obviamente que se goglarem na net encontram muito informação sobre o tema. Estes links abaixo são alguns dos que acho mais interessantes:

Entrevista a um dos "liquidators - voluntarios que fizeram as limpezas na central nuclear logo após o acidente" qu aindase encontra vivo:
http://www.chernobylee.com/articles/chernobyl/interview-with-a-chernobyl-liquidator-sergei-b---part-i.php
Entrevista a várias pessoas que viveram de perto a situação:
http://www.guardian.co.uk/world/2006/mar/26/nuclear.russia

Site sobre um passeio de 2 dias à zona de exclusão
http://www.reactor4.be/

Site sobre a cidade de Prypiat e muita informação sobre o lugar e o acidente
http://pripyat.com/en/

Lugares perdidos da zona de exclusão... muitas fotografias tiradas recentemente de vários locais da Zona
http://www.lost.co.ua/en

As primeiras imagens em vídeo do acidente, filmado de helicoptero na tarde do dia 26 de Abril de 1986.
http://www.youtube.com/watch?v=6HPddRn-Sn8

Vídeo das movimentações e trabalhos de limpeza feitos na central, nas semanas a seguir ao acidente. Este operador de câmara (Vladimir Shevchenko) morreu poucas semanas depois desta reportagem, devido à quantidade de radiação que absorveu.
http://www.youtube.com/watch?v=nbCcutzXzYg&feature=related

2 comentários:

Thiago Lavigne disse...

eu fiquei fascinado por essa historia, por toda a historia de chernobyl, é incrível isso tanto como a segunda guerra mundial que é uma coisa que eu gosto de ler sempre que posso.

Thiago Lavigne disse...

Fiquei fascinado por toda a historia de Chernobyl tanto como a segunda guerra mundial.