domingo, janeiro 29, 2012

Aiguille du Midi - Chamonix - 01









Uma coisa que não se pode deixar de fazer quando se vai a Chamonix (Monte Branco) é subir ao topo da "Aiguille du Midi". Um Miradouro que fica no topo de um penhasco a cerca de 3842 metros de altitude.
Para lá chegar pode-se optar por fazer encosta acima como muitos alpinistas fazem para se dirigirem ao cume do Monte Branco, ou então através de teleférico a partir de Chamonix e também de Courmayeur, já na outra face da montanha do lado italiano.
A viagem é de cortar a respiração (literalmente): em pouco mais de 5 minutos o nosso organismo sobe dos 2 mil metros aos 3800 metros! É normal sentir-se alguma falta de ar, batimento cardíaco descompassado, gargante seca e ligeira dor de cabeça. No entanto isto é perfeitamente normal.
As vistas deste miradouro são de cortar a respiração, isto no caso de o céu não se encontrar nublado. No dia em que tirei estas fotos, esteve um dia lindo sem uma nuvem no céu e uma vista de 360 graus. Daqui vê-se perfeitamente o cume (parece tão perto que só apetece meter pela neve ir até lá.... observam-se muitos pontos pretos na branquidão da encosta e que não passam de alpinistas em direcção ao cume. Além das vistas existem pequenos pontos de comes e bebes, souvenirs e até mesmo uma galeria de fotografias com a história da construção deste complexo e das suas dificuldades.
Fica só o aviso que o bilhete para o topo do Aguille via teleférico a partir de Chamonix custa a simpática quantia de 49 euros (em 2011). Mas é uma vez na vida...

Sem comentários: