quarta-feira, agosto 29, 2012

Longues-sur-mer (Normandia) - França


Esta zona costeira da Normandia perto de Longues-sur-Mer tem uma bateria anti-naval alemã ainda preservada (com canhoes e tudo).
Esta bateria fazia parte da famosa "Muralha do Atlântico" - um conjunto de fortificações ao longo de parte da costa Normanda com o intuito de proteger toda essa zona de uma possível invasão aliada.

Na noite de 6 de Junho de 1944 (horas antes do famoso desembarque) esta bateria assim como outras zonas sofreram violentos bombardeamentos por parte de alguns navios aliados. Apesar disso esta manteve-se activa e ainda chegou a disparar várias salvas sobre a frota de navios que se aproximava da costa. No entanto ao fim do dia 6 esta bateria (assim como outras) foi capturada pelas tropas britânicas e o desembarque de tropas prosseguiu de forma mais segura.

Actualmente esta zona encontra-se aberta ao público e vale a pena dar uma passeio por aqui. Na estrada que dá para Longues-sur-Mer encontram-se também vários museus com peças de artilharia em exposição. Vários tanques retirados do mar já muito depois da invasão e agora aqui "recuperados" para serem vistos.

Quem é entusiasta\estudioso da segunda guerra mundial e do desembarque tem OBRIGATORIAMENTE de vir conhecer toda esta zona da Normandia. Não se vão arrepender.











Sem comentários: