quarta-feira, outubro 03, 2012

Pointe du Hoc, Normandia - França







Pointe du Hoc é uma pequena falésia / promontório que dista cerca de 6km para oeste da famosa Omaha Beach e tem uma altura de sensivelmente 30 metros e foi um dos principais objectivos a serem tomados inicialmente pelos aliados durante o desembarque da Normadia.

Aqui supostamente estariam concentradas várias baterias anti-aéreas e navais dos alemães e era preciso neutralizá-las o mais rapidamente possível antes que o grosso das embarcações surgissem no horizonte.
O problema residia na sua altura (por ser um promontório) e da sua dificuldade em ser tomado com um assalto frontal. Mesmo assim após muita escaramuça e bastantes baixas do lado dos aliados durante o assalto, este ponto foi conquistado mas constatou-se que grande parte das baterías tinham sido deslocadas para outras áreas da costa.

Actualmente o local encontra-se aberto ao público (sendo solo americano, oferecido pelos franceses) e podem-se ainda ver várias casamatas, túneis e muitas crateras criadas pelos obuses disparados dos navios de guerra com a finalidade de neutralizar as supostas baterias militares.


 

Sem comentários: