quinta-feira, dezembro 14, 2006

Praia, qual praia?






Já “moro” na Costa da Caparica desde meados dos anos 80. Mais concretamente em S. João. Lembro-me de naquela altura ir à praia... e que enorme areal esta tinha na direccção do mar! Entretanto, desde finais dos anos 90 que o mar tem vindo a conquistar terreno e nos últimos 5 anos são as próprias dunas a sofrerem com as investidas das ondas, uma após outra...
Não tenho competência na área, nem sei o que deve ser feito para travar a investida do mar num local como este... mas alguma coisa deve ser feita além de taparem a correr um buraco como têem feito estes últimos dias. Não vai chegar!
É triste ver assim a praia de S. João ao abandono e entregue a si própria (no fundo como a própria CIDADE da Costa da Caparica)... e ainda falam de uma coisa chamada Polis, pois.
É triste ver o pouco areal que ainda existe, é triste ver a areia preta da nafta que os barcos fazem o favor de libertar em alto-mar, é triste ver o lixo acumulado trazido com as marés e é agora triste ver as dunas serem cortadas tal qual um bolo fatiado.

Sem comentários: