quarta-feira, agosto 05, 2009

Bruce Springsteen em Santiago de Compostela
















Crónica do concerto em Santiago de Compostela no passado dia 2 de Agosto de 2009 a que eu fui assistir.





Retirado do site do Blitz e escrito por Mufa.

Bruce Springsteen & The E Street Band - uma noite memorável

Face à insistente relutância em passar por Portugal, este ano tive a minha oportunidade de ver em Santiago de Compostela aquele a quem por lá chamam de El Chefe. Os concertos espanhóis do Boss são quase anuais, e normalmente são às mãos cheias de cada vez. Além do último concerto de 5 em Espanha, este foi o último de toda uma tournée Europeia. As expectativas eram altas, e não foram defraudadas, numa noite que se tornou numa festa memorável.

Cheguei ao Monte do Gozo a meio da tarde, o local era exactamente no cimo de um monte numa zona campestre junto a Santiago de Compostela. Era o local mais invulgar para um concerto desta dimensão. No local havia uma espécie de auditório grego, e apesar da hora marcada para abertura das portas ser às 20h e o concerto às 22h, já haviam filas enormes nas poucas entradas para o recinto. As pessoas estavam numeradas, e já ali estavam há horas a marcar vez para ver Bruce Springsteen e a sua E Street Band o mais proximo possível.

Fiquei abismado de como é que um artista que vai frequentemente a Espanha - sendo mesmo o país em que dá mais concertos a seguir aos EUA - provoca a mesma euforia de como se já lá não actuasse há décadas. Bruce Springsteen é um dos artistas mais adorados em Espanha, é o único que consegue esgotar facilmente dois Camp Nou em Barcelona - o maior estádio Europeu com capacidade para aproximadamente 100 mil pessoas - com bilhetes caríssimos. Pelo que ouvi dizer o material de som e luzes tinha chegado atrasado de Valladolid, da noite anterior, e o soundcheck foi feito pouco antes da abertura das portas o que fez com que estas apenas abrissem às 21h. Este atraso provocou com que as pessoas que não estavam nas filas se amontossem à frente das entradas, e claro, parece que houve situações muito graves mas eu não vi nada, quando as portas abriram consegui-me inflitrar e arranjar um lugar muito próximo do palco.

Ouvi falar em caos e muitas queixas sobre a organização, mas da minha parte só me queixo de não haver um único WC fora do recinto - que para as mulheres principalmente pode ser um problema - e também da ausência de indicação de saída no final do concerto, que fez com que as pessoas - sem outra alternativa - derrubassem a cerca. Um concerto de 39 mil pessoas tem que ser pensado ao pormenor. Apesar do recinto não estar propriamente apto, tenho que dizer que este foi o melhor local que eu já vi para a relaização de um concerto. Precisa de alguns melhoramentos mas espero poder lá voltar.

Às 22h Bruce Springsteen & E Street Band entram em palco, e o que eles fizeram numa só palavra - foi memorável. Foram 3 horas e 15 minutos de saltos, gritos, e muita euforia. Num concerto de Springsteen não há lugar para momentos mortos, ele tem o público na mão, ele é o chefe e agarra o público da forma como quer e leva-o para momentos de puro êxtase. É muito difícil resumir em palavras o que aconteceu em 3 horas e 15 minutos, não consigo distinguir os momentos altos, porque na verdade os momentos altos foram quase todos os minutos, quase todos os segundos. Bruce Springsteen em Espanha é sinonimo de festa e de diversão com música da melhor. Os momentos de interacção com o público foram constantes se ele pedia para nós gritarmos, nós gritavamos, se nós pediamos músicas ele tocava. O público levantava os cartazes e o Bruce recolhia-os para satisfazer os pedidos dos seus fãs. A cara do Bruce não mentiu, ele estava a disfrutar tanto como nós do que estava a acontecer, era como uma criança numa loja de brinquedos, ele brincava, ele saltava, ele corria, ele sorria, ele mostrava toda a alegria que sentia. A entrega era total. A excelência musical aliada à experiência permite-lhe a ele e à sua banda fazer um espetáculo que nos enche todos os sentidos.

Um concerto de Bruce Springsteen é uma experiência a não perder, eu diria quase que é um objectivo de vida, que faz com que sejam os 80 euros mais bem gastos de sempre. Como este foi o último concerto, a setlist foi talvez a melhor de toda a tour com maioria dos grandes hits a marcarem presença, e ainda com uma música extra. Após 3 horas, o público não mostrava sinais de cansaço e pedia mais...e o Boss consede mais um desejo ao seu público, e toca mais uma musica que o habitual, despedindo-se assim com Born In The USA, com palavras que asseguravam obviamente um próximo regresso...a Espanha claro. Não houve espaço para falhas, qualquer particula negativa foi ofuscada pela imensa energia que se sentia. Houve momentos improvisados da forma mais natural e perfeita possível, era como se este fosse o último concerto da história de Bruce Spingsteen & The E Street Band.

Só não digo que este foi o melhor concerto a que eu já assiti em toda a minha vida, porque este está mais fresco que outros tantos concertos também memoráveis a que já assiti, e não quero ser injusto.O Boss adora Espanha, Espanha adora El Chefe, e eu estive lá.

Setlist:

Intro - La Riaxeira
Badlands
Out in the Street
Hungry Heart
Outlaw Pete
Spirit in the Night
Working on a Dream
Adam Raised a Cain
Murder Incorporated
Johnny 99
Darkness on the Edge of Town
Raise Your Hand
Burning Love
Born to Be Wild
My Love Will Not Let You Down
Waitin' on a Sunny Day
The Promised Land
This Life
Backstreets
Lonesome Day
The Rising
Born to Run
* * *
No Surrender (acoustic)
Land of Hope and Dreams
American Land
Glory Days
Dancing in the Dark
Rockin' All Over the World
Twist and Shout
Born in the U.S.A.

Também podem ver o blog fotografico do Nuno Ferreira que atravessou Espanha de uma ponta a outra atras do Boss para ver os 5 concertos lá: Bilbao, Sevilha, Benidorm, Valladolid e Santiago.

http://rocknrollhig way.blogspot. com/

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu tb fui a Santiago e foi uma experiencia unica que não vou esquecer nunca. Foi o meu 1º concerto do Bruce mas espero que não seja o ultimo. Resumindo amei todos os minutos/segundos deste espectacular CONCERTO. é realmente um verdadfeiro BOSS.

Sara Lages - Viana do Castelo

Anónimo disse...

Parabéns pela forma como descreveste o acontecimento!
Posso confirmar tudo que dizes no post pois estive lá. Foi indescritivel, não há palavras para dizer o que vi e o que senti. Já tinha assistido a um concerto dele (alvalade) mas não sei dizer se foi melhor ou pior (já foi há 17 anos!!). Da outra vez fui com amigos e desta fui com a minha mulher. Foi inesquecível o concerto e fantástico poder partilhar com ela.
Obrigado Bruce.
Obrigado Sara

Gil Lages

John River disse...

Foi realmente fantástico. Estive no ano passado em Dublin e fiquei louco. Há anos que adoro Bruce mas só no ano passado me iniciei nos concertos e... agora não quero outra coisa. Tarde demais talvez, pois não sei se haverá muitas mais oportunidades, pelo menos com a E Street Band.
Enfim, estivemos presentes em mais um pouco de história pois de Springsteen só se pode esperar o seu melhor concerto de sempre.
Parabéns pela descrição e pelo blogue e obrigado pelos links colocados no meu blogue.
Até uma próxima.

Anónimo disse...

Eu e o meu marido também estivemos lá e também passámos por toda a confusão que houve à entrada e à saída, mas o concerto valeu mesmo a pena, nunca me hei-de esquecer. Acabou por compensar isso tudo e mais o que viesse...
Gostei de ler a tua história, fez-me voltar atrás no tempo e por momentos ainda consegui sentir emoção...
Sou fã do Bruce desde a minha adolescencia e nunca tinha visto um concerto dele. Adorei!!!
Parabéns pelo Blog!